O primeiro passo para que o treinamento físico obtenha sucesso é realização de uma anamnese prévia na qual objetiva-se o conhecimento do histórico físico, clínico e nutricional do aluno. Nesta etapa analisamos os fatores que possam interferir no processo de treino. O estado nutricional é verificado neste período, aliado ao encaminhamento para Nutricionista qualificada.
Então, realizo a avaliação de medidas antropométricas e de composição corporal, como peso, altura, dobras cutâneas e circunferências. Estas são referências iniciais e servem como parâmetro comparativo das adaptações corporais ao exercício físico para as próximas reavaliações.
O próximo passo, de extrema importância, é conhecer as necessidades e objetivos, possibilitando a prescrição individual e/ou ajuste em treinamento já realizado com relação às diferentes capacidades físicas conhecidas (endurance, resistência, força, potência, velocidade, equilíbrio, propiocepção e flexibilidade) nas diferentes etapas do treinamento.
Tendo isso em mãos, monto a periodização do treinamento indicado. Esta divide-se em períodos denominados macrociclo, mesociclo e microciclo e leva em consideração os princípios básicos do treinamento (adaptação, especificidade, sobrecarga, volme/intensidade, individualidade biológica, entre outros), assim como as variações das modalidades do programa.
Durante todas as etapas do treinamento promovo a orientação das atividades na promoção da segurança do aluno, assim como o acompanhamento de seu progresso a partir das avaliações de medidas antropométricas, composição corporal e/ou reavaliações de controle trimestrais.
Stefania Bianchi
Personal Trainer
Bacharel em Treinamento e Especialista em Bioquímica do Treinamento e Nutrição Desportiva FEF/IB - UNICAMP